Paiva Soluções Imobiliárias

Você tem dúvidas sobre a compra de imóveis?

Então está no lugar certo...

 

...e caso não ache aqui a informação que precisa, não pense duas vezes antes de me escrever diretamente. Terei prazer em te ajudar (meu contato no wpp)


Além do valor do imóvel, quais outros valores devo pagar?

Além do valor do imóvel, é de responsabilidade do comprador arcar com os custos de:

ITBI, que pode variar de 2% a 3% sobre o valor de avaliação do imóvel feito pelo município. Em Niterói, por exemplo, o percentual é 2%... Custos relacionados à escritura pública e o registro de imóveis, que podem variar de acordo com o Estado, e é calculado com base na avaliação do imóvel atribuído na guia do ITBI;

*Os custos com a escritura pública e registro de imóveis, bem como com os demais serviços cartorários são reajustados a cada ano, ou pelo menos deveriam ser. São atualizados e fiscalizados pelo Poder Judiciário (Corregedorias das Justiças). No Rio de Janeiro as Tabelas da Portaria CGJ/RJ nº. 1.863/2021 (D.O. de 28/12/2021) são as referência para os reajustes com base na UFIR-RJ 2022 (que é de R$ 4,0915 cf. Resolução SEFAZ/RJ nº. 330/2021).

*Já se a compra for através de financiamento habitacional, o título aquisitivo será por meio de contrato particular de alienação fiduciária com força de escritura pública, não havendo despesas com escritura de compra e venda, apenas o custo aproximado de R$3.100,00 referente à emissão de contrato e engenharia do imóvel cobrado pelas instituições financeiras. O contrato deverá seguir para o Registo de Imóveis e lá será cobrado 1 (um) ato referente ao registro da compra e venda e 1 (um) ato referente ao registro da alienação fiduciária. E, ainda, se for o primeiro imóvel, será necessário adicionar essa informação em contrato nos moldes do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e tirar algumas certidões de feitos públicos para comprovar tal declaração. Nesse caso será concedido um desconto de 50% nos valores de registro do imóvel.
<leia mais>


Quais os documentos eu preciso apresentar para comprar um imóvel?

Se você for comprar um imóvel como Pessoa Física, com recursos próprios, já deixe separado as seguintes cópias dos documentos:...
1- RG/CPF
2- Comprovante de residência
3- Comprovante de estado civil
*Se for utilizar financiamento habitacional deverá incluir:
4- carteira de trabalho (folha de rosto e contrato de trabalho)
5- comprovante de rendimentos
6- os 3 últimos meses de extrato de movimentação bancária
7- declaração de IR completa com recibo do último exercício
8- extrato do FGTS (em caso de utilizá-lo para a compra do imóvel)
*Se casado, apresentar os mesmos documentos do cônjuge
*Se separado, apresentar a cópia da certidão de casamento com averbação
9- formulário do agente financeiro
<leia mais>


É possível comprar um imóvel financiado sem valor de entrada?

Sim. Para o caso de imóvel na planta ou recém entregue, é possível negociar direto com a construtora o financiamento sem entrada. No entanto,... se o financiamento for feito através de um agente financeiro, você não vai conseguir comprar sem entrada. Isso porque nenhum banco atualmente financia 100% do valor do imóvel. Normalmente financiam até 80%.

Neste último caso, vale a pena conversar com seu corretor de imóveis sobre uma alternativa, porque, em alguns casos, vai depender da avaliação do agente financeiro que poderá autorizar um financiamento próximo a 100% do valor total do imóvel, e/ou com possibilidade de o FGTS como entrada.
<leia mais>


Quem vai pagar a comissão do corretor de imóveis (ou imobiliária)?

Quem deve pagar a comissão do corretor de imóveis é o proprietário do imóvel, que por sua vez, contratou os serviços de corretagem para encontrar um comprador, porém há casos em que, de comum acordo entre proprietário e comprador, a comissão é paga pelo comprador. Outros casos, em que é dividida entre as partes, mas, não é comum.


Vale a pena comprar um imóvel com o mercado imobiliário em “crise”?

Quando você escuta falar que o mercado imobiliário está em crise, normalmente é porque existe uma alta demanda de imóveis à venda, para uma baixa procura. Nesse sentido, se estiver em condições de realizar uma compra é certamente, um dos melhores momentos. Você pode encontrar excelentes imóveis por valores abaixo do convencional no mercado.


É melhor comprar um imóvel pronto e novo ou em obras?

Era comum considerar que a compra de um imóvel na planta (em obras) era mais vantajosa para o cliente do que comprá-lo quando estivesse pronto. Mas, essa visão já mudou muito.... Essa decisão hoje tem mais a ver com preferência e prazos do que realmente com vantagens. Quando se compra um imóvel que ainda está em obras é possível fazer algumas mudanças na planta, o que é bom. Mas, em contrapartida vai acordar com uma taxa adicional de custos de obras, enquanto, um imóvel pronto e novo, é menos convidativo à obras.<leia mais>


Por que eu tenho que pagar taxa de obras?

A taxa de obras é cobrada somente em compras por meio de um financiamento para imóveis que são adquiridos ainda na planta. Se refere aos juros cobrados por parte da instituição financeira junto à construtora pelo financiamento da construção,... e é cobrada durante o período da assinatura do contrato até a entrega das chaves.

*Todos os compradores que adquirirem imóveis ainda na fase de construção, contribuem com o pagamento dessa taxa.
<leia mais>


Qual a diferença entre contrato preliminar de compra e venda de imóveis e a escritura definitiva?

O contrato preliminar de compra e venda é feito assim que há um acordo entre as partes para firmar a negociação. Nesse momento cabe o pagamento de um sinal. Posteriormente, quando da efetivação do contrato, o valor restante do imóvel é pago... e a formalização dessa operação se dá através de: 1- um instrumento particular de compra e venda, caso seja financiado por um agente financeiro ou, 2- de um instrumento de escritura pública, que nesse caso deverá ser lavrado em um Cartório de Notas, e depois levado ao registro de imóveis para o registro do título de propriedade legal do imóvel.

* Todo esse trâmite acontece independente do meio de pagamento: seja por financiamento bancário ou qualquer outra forma de compra.
<leia mais>


Posso vender um imóvel mesmo que ele esteja financiado?

Sim, é possível fazer a venda de um imóvel, mesmo que esteja financiado. Há, nesse caso, duas situações: 1- se o comprador optar por um financiamento habitacional,... o processo é semelhante a compra de um imóvel quitado, porém haverá uma interveniência do agente financeiro detentor da alienação fiduciária no ato da assinatura do novo contrato, informando a quitação do gravame; 2- se for uma compra por meio de recursos próprios, é possível solicitar ao agente financeiro detentor da alienação fiduciária para que emita o saldo devedor para quitação no dia da escritura de compra e venda. E, posteriormente, será emitido, pelo agente financeiro, o ofício de baixa de alienação para ser levado ao RGI (Registro Geral de Imóveis) e baixar o gravame.<leia mais>


Como eu vou saber se o valor do imóvel é justo?

Basta você conversar com seu corretor de imóveis e solicitar uma análise do mercado imobiliário da região e, ainda, se informar sobre o valor de venda dos imóveis vendidos por ali. Um corretor de imóveis experiente na região vai conseguir te repassar essas informações e te orientar sobre o valor justo de um imóvel. Terei prazer em ajudar na avaliação do seu imóvel localizado em Niterói e regiões limítrofes. Fale comigo por aqui


Como sei se o imóvel vai valorizar ou desvalorizar ao longo do período?

Não existe uma regra clara sobre a valorização de um imóvel, mas, o seu corretor de imóveis poderá fazer um levantamento dos projetos de expansão e melhorias a longo prazo que fazem parte do planejamento da região de interesse. Quando há, por exemplo, um terreno próximo que está cotado para se tornar um empreendimento, isso certamente vai aumentar o valor do m² naquela região.


Como funciona o financiamento pela tabela Price e SAC?

O sistema SAC financia até 80% do valor do imóvel. Na prática e, de maneira fácil, você pagará parcelas um pouco maiores no início, porém, a redução será expressiva até o final do financiamento. Isso, porque nesse sistema a taxa de juros é calculada apenas sobre o saldo devedor, e não sobre o total financiado... Já o Sistema PRICE financia até 70% do valor do imóvel, e a principal característica é a parcela fixa. Ou seja, os juros são calculado uma vez, sobre o saldo devedor total, e distribuídos em parcelas.<leia mais>


Quanto tempo em média demora a venda de um imóvel na região?

Depende da região. Um corretor de imóveis qualificado poderá responder de acordo com o histórico de vendas realizadas durante o último ano.


O que eu encontro de vantagens nesse bairro?

Varia de acordo com a região em que se situa o imóvel, o que corretor de imóveis saberá responder. Nossa sugestão é que você utilize o auxílio de um corretor qualificado para compra de um imóvel. Ele certamente será capaz de ir além da resposta, mostrando as características, os benefícios e as facilidades da região combinadas ao que você precisa.


Como eu sei que vale a pena sair do aluguel para comprar um imóvel?

Se o aluguel que você paga hoje ocupa até 30% da sua renda familiar vale a pena pensar na compra de um imóvel. Isso porque, muitas vezes você vai encontrar formas de pagamento com condições facilitadas, como financiamentos com parcelas iguais ou menores que a do seu aluguel...
Só não vale a pena sair do aluguel quem realmente ainda não tem condições de financiar um imóvel ou comprá-lo à vista. Ou caso o valor do aluguel seja muito mais baixo comparado às parcelas de um financiamento. Fora isso, o investimento em imóvel será sempre a melhor opção. Terei prazer em ajudar com esse tipo de avaliação caso precise.
<leia mais>


Quando é possível utilizar o FGTS para comprar um imóvel?

Os recursos do FGTS podem ser utilizados para a compra de imóveis residenciais e localizados em área urbana. Há ainda restrição de resgate relacionada ao valor do imóvel - até R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) e ao fato de não possuir nenhum imóvel na região pretendida ou cidades limítrofes.


Quais as formas de compra de um imóvel são disponíveis no mercado?

Existem pelo menos 3 formas para comprar um imóvel:
1- A compra à vista
2- A compra financiada – por instituição bancária ou construtora
3- Através de consórcio habitacional – por meio de uma carta de crédito


Quando o imóvel é quitado como devo proceder?

Assim que você efetivar os pagamentos referente à compra do imóvel, o agente financeiro enviará o ofício de baixa de alienação fiduciária para baixar o gravame existente na matrícula do imóvel, que consta no Registro Geral de Imóveis... Com esse ofício em mãos, que é funciona como comprovante de quitação, basta ir até o cartório de RGI e solicitar a averbação junto a matrícula do imóvel.<leia mais>


Como funciona o contrato preliminar de compra e venda e quais cuidados devo ter?

O contrato preliminar de compra e venda de um imóvel é o documento onde deve constar a qualificação das partes e do imóvel, com como tudo o que foi combinado entre comprador e vendedor como: sinal, valor restante, forma de pagamento, prazos e condições para a entrega das chaves... Ou seja, é o documento que estabelece as obrigações e direitos de ambas as partes em uma negociação de compra e venda de imóveis. Sendo assim, atenção! Antes de assinar um contrato, verifique alguns itens importantes:
1-      somente assine na presença do seu corretor de imóveis devidamente regulamento no CRECI;
2-      se houver dúvida em qualquer cláusula do contrato, não assine e peça orientação ao seu corretor de imóveis ou a um advogado;
3-      as seguintes informações devem constar no contrato: dados pessoais do vendedor, endereço do imóvel, frações ideais do terreno, se possui vaga de garagem na escritura, número do registro no RGI, preço, prazos, formas de pagamentos e taxa de juros. Caso não estejam discriminadas no documento solicite a inclusão antes de assinar;
4-      exija uma cópia do contrato devidamente assinada por ambas as partes e duas testemunhas.
<leia mais>


Sentiu falta de alguma orientação importante? Me informe para que eu possa incluir aqui na FAQ. Além disso estou à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre transações imobiliárias. (acione me por aqui)

Fico grato pela sua visita.